sexta-feira, 21 de maio de 2010

Você já deve ter ouvido falar dos planetas extrassolares, ou exoplanetas, - planetas situados fora do Sistema Solar - que têm sido descobertos aos montes.




Quase todas as notícias vêem acompanhadas de belas ilustrações artísticas. Mas elas são só ilustrações, porque esses planetas não são visualizados diretamente. Eles são detectados por meio de duas técnicas diferentes: a lente gravitacional e a força gravitacional que eles exercem sobre suas estrelas. Isto significa que os astrônomos não enxergam o planeta, eles deduzem sua localização em um gráfico.



Bom, a história era essa até ontem, quanto eles conseguiram pela primeira vez fotografar um planeta extrassolar. É essa belezura aí em cima, por enquanto chamado de 1-210524, filho da jovem estrela 1RXS J160929.



O planeta está localizado a 500 anos-luz de distância da Terra e tem nada menos do que 8 vezes a massa de Júpiter. Não deve ter ETs lá porque, mesmo estando distante da sua estrela 330 vezes mais do que a Terra está do Sol, os cientistas calculam que a temperatura na sua superfície seja de 1.500º C.



A foto foi feita pelo telescópio Gemini, localizado em Mauna Kea, no Havaí.