segunda-feira, 16 de abril de 2012

CONHEÇA 10 DOS MAIORES ENIGMAS DA BÍBLIA

CONHEÇA 10 DOS MAIORES ENIGMAS DA BÍBLIA

O livro mais lido do mundo está repleto de mistérios, enigmas e segredos. O Jardim do Éden existiu ou não passa de uma lenda? A chuva descrita no Gênesis, que durou 40 dias e 40 noites, seria capaz de inundar todo o planeta? É possível que os primeiros homens vivessem mais de 900 anos? Conheça 10 enigmas da Bíblia.

CRIAÇÃO DO MUNDO
            Existem dois relatos diferentes sobre a criação do mundo. No primeiro, “Deus criou o universo em sete dias e simultaneamente o homem e a mulher”.
            Além disso, criou os seres em forma progressiva, ou seja, plantas, animais e homem”. No segundo, diz que “a criação levou um dia, criou o homem e da sua costela formou a mulher. A ordem de criação foi: homem, plantas e animais”. Por que existe essa contradição e a qual relato podemos dar crédito?

ARCA DE NOÉ
            De acordo com o livro sagrado, a Arca de Noé, com seu zoológico, teria chegado ao cume do Monte Ararat (5.165 m) na encosta sudoeste da Turquia, ficando encalhada a uma altura de 2 mil metros.
            Porém, depois de séculos, os pesquisadores dizem que a Arca não se deteve no Monte, mas nas Montanhas de Ararat (Gênesis 8:4) que deriva de Urartu, ou seja, a atual Armênia. A Bíblia forneceu uma localização muito vaga.

A EMBARCAÇÃO DE NOÉ E OS ANIMAIS
            Noé recebeu ordens para que construísse uma embarcação do tamanho de um transatlântico e necessitou da ajuda de muitas pessoas. Teria Noé também percorrido os continentes para trazer todas as espécies de animais existentes?

A CHUVA INCESSANTE QUE DUROU 40 DIAS E 40 NOITES
            A Bíblia relata que “choveu muito e cobriu todo o planeta” (Gênesis 7:17). Entretanto, o ciclo hidrológico de evaporação que provoca a chuva é incapaz de prover a quantidade de água para cobrir todo o planeta.
            A Bíblia afirma, também, que as águas subiram sete metros acima dos montes mais altos (Gênesis 7: 19,20). O Everest tem 8.848 m e para que as águas alcançassem essa altura, os mares deveriam subir a uma razão de 222 m por dia.
            Os meteorologistas afirmam que, mesmo se todas as nuvens precipitassem água ao mesmo tempo, de uma só vez, o globo ficaria coberto com 5 centímetros de água.

LONGEVIDADE DOS PRIMEIROS HOMENS
            Adão viveu 930 anos e seu filho Set, 912 anos. Seu neto Enos, morreu com 905. O patriarca Matusalém atingiu 969 anos.
            Seria possível que nossos antepassados vivessem tanto, quando na atualidade e com os avanços da medicina, o homem dificilmente ultrapassa 80, 90 anos? Uma das hipóteses é que no Antigo Testamento não havia a noção de “vida após morte”.
            Não tendo a possibilidade de premiar os que haviam sido bons, os que redigiram a Bíblia atribuíram a eles muitos anos.

A BESTA DO APOCALIPSE
            Quem seria a Besta do Apocalipse? Os estudiosos dizem que é o Império Romano. Em sua visão, João diz que a Besta teria em sua cabeça títulos blasfematórios.
            Esse simbolismo encontra-se em acordo com o costume dos imperadores de atribuir títulos do próprio Deus. No Apocalipse lê-se que as sete cabeças da Besta são os imperadores. Diz também que as sete cabeças da Besta são as sete montanhas e Roma é famosa por suas sete colinas.
            Além disso, João também mostra um enigma: calcule o número da Besta porque é o número de um homem e esse número é 666 (Ap. 13:18). Se somarmos as letras cabalísticas ao nome de Nero (em hebraico), obtemos: N= 50, R= 200, W= 6, N= 50, Q= 100, S= 60, R= 200. Total: 666. Com as letras “N-R-W-N-Q-S-R” é escrito o nome e o título do imperador: Nero César.

SANTO GRAAL
            Onde estaria guardado o cálice em que Jesus bebeu na Última Ceia? Sabemos que a relíquia foi guardada por José de Arimatéia e extraviou-se, dando margem a muitas conjecturas e lendas.
            Alguns acreditam que os lendários cavaleiros do rei Arthur o encontraram (mais especificamente Parsifal). Centenas de livros já foram escritos e a dúvida persiste: teria sido real ou apenas uma alusão à suposta descendência de Maria Madalena com Jesus, como foi difundido pelo autor Dan Brown em O Código da Vinci?

O NOVO TESTAMENTO E OS EVANGELHOS
            O Novo Testamento contém Quatro Evangelhos atribuídos a quatro autores: Marcos, Mateus, Lucas e João. Porém, esses não são os únicos escritos. Muitos outros relatos (ou evangelhos) foram criados por outros autores.
            Como esses Evangelhos foram escolhidos? O primeiro e mais importante critério utilizado foi de que o Evangelho deveria ter a origem apostólica, ou seja, ter sido escrito por um discípulo de Jesus ou de Paulo (ou ainda por alguém que tivesse convivido por eles). No Concílio de Nicéia em 324 d. C., foram nomeadas pessoas para corrigir os textos sagrados de acordo com aquilo que consideravam certo.
            Sabemos através de exames minuciosos que esse trabalho redacional (durante os séculos) resultou em diferentes compilações. Portanto, até que ponto esses Evangelhos foram alterados da sua matriz original?


QUEDA DE JERICÓ
            A primeira cidade inimiga que os israelitas encontraram foi Jericó (Josué, 6) um importante centro cercado por muralhas altas e poderosas. A cidade era habitada pelos cananeus, um povo bem organizado, enquanto que os israelitas eram um grupo de tribos e clãs.
            Para vencer essa fortaleza, Deus falou com Josué e lhe explicou uma estratégia: durante sete dias marchariam em círculo em torno da cidade, levando a Arca da Aliança. Os sacerdotes tocariam as trombetas e o povo seguiria em silêncio. No sétimo dia, levantariam de madrugada, dando sete voltas (Josué 6:15).
            Ele diria ao povo para gritar porque o Senhor entregou a cidade com a queda das muralhas. O que pode ter acontecido? Jericó é a cidade mais antiga do mundo (8 mil a. C.). Essa fortaleza foi construída e reconstruída inúmeras vezes. Quando Josué chegou à cidade em 1200 a. C., as muralhas não existiam há 350 anos. É provável que Josué tenha encontrado alguns míseros povoados que tentaram impedir a passagem dos israelitas, porém, foram vencidos.

O JARDIM DO ÉDEN
            O Jardim do Éden existiu ou não passa de ficção? Quando a Bíblia retrata a história da criação em Gênesis, deixa sua localização enigmática. Os estudiosos afirmam que se trata do atual Iraque.
            Outros, da Etiópia. Em Gênesis (2:13), lemos: “e o nome do segundo rio* é Giom; este é o que rodeia toda a terra de Cuxe (Etiópia)”. A Etiópia também é considerada por muitos como o berço dos gigantes que seriam o povo anterior aos semitas.
*Os outros rios são o Pisom, Tigre e Eufrates.




MONICA BUONFIGLIO/ESPECIAL PARA TERRA