quinta-feira, 8 de março de 2012

"A MENTE E A ALMA",

A MENTE
É de temperamento apropriado e de proporção de suas virtudes e operações que são concuspiscíveis, irascíveis e racionais, todos em igual proporção. Em razão da com-cupiscência, a proporção tem diapasão; da raiva, melancolia; e da iracível à concupiscência tem porporção diapante. Ver harmonia da Alma.
A mente está sobre a influência dos astros, a Lua rege os poderes de aumentar ou diminuir; Mercúrio rege a fantasia e a astúcia; Vênus rege a virtude concupiscível; o Sol rege as forças vitais; Marte rege a iracibilidade; Júpiter rege as forças naturais e Satur-no rege as receptivas. A vontade é a guia de todos esses poderes (livre-arbitrio). A mente também é cega, forçada pelo poder animal. A música põe a mente em ordem.
Não existe falha e nem disporporções no corpo, que o vício e a intemperança da mente não segue, pois é certo, que aumentam, proliferam e operam com o auxílio um do outro (mente-corpo).
A mente é meramente jupteriana, enquanto o corpo é meramente aquariano (matéria), os dois trabalhando em comum acorde vibram nos acordes de Netuno.
A mente sempre procura renovar as energias do corpo todo dia e aumentar o seu potencial. A mente-corpo trabalha com a força da vontade, busca forças para lutar e buscar saída para qualquer tipo de problema. O astral é de agitação e transformação sempre. A vontade é guia de todos esses poderes, unindo-se ao intelecto superior (conforme escritos de Malachim).
No universo todos os corpos têm alma e inteligência
Deus conferiu ao universo uma alma, que move as coisas da natureza. Portanto, o mundo também tem uma alma espiritual, e que participa da mente Divina, e que a virtude original é o vigor de todas as coisas inferiores que dependem da Alma do mundo.
O mundo, portanto, vive, tem alma e um sentido; pois ele dá vida às plantas que não são produzidas por semente; e dá sentidos aos animais que não gerados por coito.
Quem discordar não pode ser considerado filósofo.

MENTE + CORPO = ÌNTIMO = EU
4 + 4 = 8 = 8
O corpo mental extrai-se da alma animal a mente pura, perfeita e incorruptível.
A razão advem do eu animal. A intuição é a voz do Íntimo.
Uma mente perfeita não muda o seu tipo de agir e de conselho.
No universo a mente do mundo governa através do intelecto.
O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA
É necessário despertar a consciência para não cair no abismo da perdição.
Atualmente, existem muitos chefes de grupos esotéricos com a consciência profundamente adormecida. Cegos guias de cegos cairão todos no abismo. Esta é a lei. Os seres humanos vivem adormecidos.
Por exemplo, se um grupo de jogadores de futebol despertasse a consciência durante a partida, seguramente esta não terminaria porque os jogadores envergonhados fugiriam do campo de ime-diato. A causa fundamental do sonho profundo em que vive a humanidade chama-se fascinação. Os jogadores de futebol estão profundamente fascinados pelo jogo e jogam sonhando. Aparentemente estão despertos, mas na realidade estão sonhando.
O Ego viaja fora do corpo físico, muitas vezes a remotíssimas distâncias, quando o corpo dorme na cama nas horas de repouso, mas o Ego vive sonhando. De fato, o Ego leva seus sonhos para os mundos supra-sensíveis. Nos mundos internos, os carpinteiros estão na carpintaria sonhando com tudo aquilo que fazem no mundo físico.
O ferreiro na sua ferraria, o policial cuidando das ruas, o alfaiate na sua alfaiataria, oébrio na sua taberna, etc. Todos sonham. Todos levam seus sonhos para os mundos supra-sensíveis.
Depois da morte, repete-se a mesma coisa. O Ego continua seu sonho. Realmente, o Ego carrega os seus sonhos durante o sono ordinário e depois da morte.
TÉCNICA PARA DESPERTAR A CONSCIÊNCIA
A técnica para despertar a consciência se baseia na recordação de si próprio. Todo ser humano acha-se fascinado por distintas coisas como já foi dito no parágrafo precedente. Quando uma determinada representação nos fascina, esquecemo-nos de nós mesmos e sonhamos. Já se viu gente lançar-se à violência durante uma manifestação pública. Cavalheiros que em seu são juízo seriam incapazes de pronunciar uma má palavra, nestas situações insultaram e apedrejaram misturados com a multidão.
Eis o poder da fascinação. Qualquer um se esquece de si mesmo e sonha, então sonhando faz coisas muitas vezes absurdas. Depois que passa o sonho vêm a vergonha e os problemas. O estudante gnóstico não deve se deixar fascinar por nada. O estudante deve se recordar de si mesmo na presença de toda representação interessante. Deve fazer sempre a si próprio as seguintes perguntas:
  • Onde estou?
  • Que estou fazendo aqui?
  • Estarei fora de meu corpo físico?
Depois, observe cuidadosamente tudo aquilo que o está rodeando. Olhe bem para o céu com olhos esquadrinhadores. Um jogo de estranhas cores, algum animal raro, a sombra querida de um ser falecido... enfim qualquer detalhe dos mundos internos servirá para confirmar que se acha fora do corpo físico e sua consciência despertará.
Resulta também muito útil nesses instantes de reflexão e auto-recordação de si próprio dar um pequeno salto com a intenção de flutuar no ambiente circundante.
Logicamente, se flutuamos é porque nos encontramos fora do corpo físico.
Se todos os adormecidos fizessem semelhantes perguntas reflexi-vas durante o sono, despertariam a consciência. Se o Ego fizesse semelhantes perguntas depois da morte na presença de qualquer representação, despertaria instantaneamente.
Infelizmente, não ocorre ao Ego semelhantes perguntas porque jamais na vida teve o costume de fazê-las. Necessário adquirir este costume e vivê-lo intensamente, somente assim pode ocorrer a idéia de se fazer tais perguntas durante o sono e após a morte. O resultado desta prática será o despertar da consciência.
Todo aquele que desperta a consciência vive completamente acordado nos mundos superiores durante o sono do corpo. Quem desperta a consciência faz-se clarividente.
Os grandes Mestres não sonham.
Os grandes Mestres são cidadãos conscientes dos mundos supra-sensíveis. Eles trabalham durante o sono do corpo nos mundos superiores.
A mente deve libertar-se de toda classe de escolas, religiões. Seitas, crenças, etc.
Todas essas jaulas do materialismo das trevas impedem e inábi-litam a mente de pensar livremente. Há necessidade de que a mente se liberte das ilusões deste mundo e se converta no fino e maravilhoso instrumento do ìntimo.
Há que se libertar a mente de toda classe de raciocínios desejosos.
Torna-se imprecindivel a cristificação da mente, da mente Cristo
Precisamos de uma mente que precise pensar apenas com o coração. Necessitamos de uma mente que saiba escutar a voz e en-tender a linguagem do coração.
Necessitamos de uma mente que não raciocine quando o coração mande
A mente que só obedece à linguagem do coração é mente Cristo.
A mente que não raciocina é só se movimenta sob as ordens que saem do coração é mente Cristo.
A mente deve se converter no instrumento do coração.
O que sabe a razão? A razão é um processo doloroso da mente fundamentado na ilusão das coisas exteriores.
A razão nada mais faz do que dividir a mente entre o batalhar das antíteses. As decisões da razão são filhas da ignorância e sempre trazem dor. A cristificação da mente só se realiza com o poder do fogo
A nova humanidade será a humanidade da intuição. O intuitivo move-se com a voz do silêncio.
A cristificação total da mente só é possível com o trabalho do corpo mental
Só se trabalha com o corpo mental no quarto grau do poder do fogo.
Mediante o corpo mental extraímos da alma animal a mente Cristo. Temos que expulsar do templo mental toda classe de pen-samentos terrenais.
O Santuário tem que estar purificado!
Temos que alcançar a flexidez da mente em que nenhuma brisa, por forte que seja, possa insuflar algum pensamento terreno. O Santuário assim prificado deve estar vazio de toda a ação, som ou luz terrenal. Assim como a mariposa alcançada pela geada cai sem vida no umbral, assim devem todos os pensamentos cair mortos ante o templo.
“Olha o que está escrito.”
O Leão está sempre vigilante e alerta!
“Antes que a chama de ouro possa arder com
Luz serena, a lâmpada deve estar cuidada em um local livre de todo o vento.
A razão é do eu animal, a intuição é a voz do Íntimo. A razão é externa e a intuição é interna.
O quarto grau de poder do fogo coloca-nos em estado de nirvana.
Portanto, pare com o batalhar dos raciocínios, com a canção psicológica, com a fala do eu-satanico.
Urge despertar a consciência para não se andar às cegas porque os cegos podem cair no abismo. O Arcano XVI é muito perigoso.
Para que possamos ascender à mente em grau, deveos realizar-se com os méritos do coração. (ver ritos de consagração).
MEMÓRIA
Toda a memória encontra-se depositada no subconsciente.
Muitos Iniciados trabalham conscientemente nos mundos supe-riores durante o sono normal, porém infelizmente no mundo físico ignoram porque não têm boa memória.
Aprendamos a manejar o subconsciente. No instante em que estamos despertando do sono, devemos ordenar ao subconsciente assim:
Subconsciente, informa-me de tudo o que eu vi e escutei fora do corpo físico.
Após, pratiquem um exercício retrospectivo para recordar tudo o que foi feito fora do corpo.
Obriguem o subconsciente a trabalhar.
Dêem-lhe ordens imperativas para obrigá-lo a informar.
Pratiquem este exercício durante o sopor (dormência) do sono no instante mesmo em que estão despertando.
O Mago possui uma mente que sabe pensar com o coração
CONSCIÊNCIA.
Segundo modernos autores, o misterioso e místico instrumento de preparação no trabalho alquímico é chamado por uma grande quantidade de nomes, muitas vezes confusos; na verdade, esse instrumento é a consciência. Colocado em rápida e intensa ativi-dade, quando a pessoa percebe a presença de Deus, esse instru-mento purga e purifica a matéria grossa (o homem) e torna pos-sível a realização interna da verdade. Segundo o autor Hitchcock, “por uma metonímia, diz-se que a consciência deve ser purifi-cada, mas, de fato, a consciência não necessita de nenhuma purificação: é o homem que deve ser purificado, para que a sua cons-ciência possa operar livremente. A ainda débil e fraca voz interna é comparada, na alquimia, ao fogo, mas é essa voz interna que prepara o caminho para se chegar à luz.
Consciência Cósmica. Consciência da ordem do universo, descrita pelo grande poeta Walt Whitman como “luz inefável... a verdadeira luz que brilha além de todos os signos, descrições, linguagens”. O homem que experimenta essa sensação de súbita consciência do significado da vida no cosmo perde todo o medo da morte, pois percebe que a vida é eterna e a alma, imortal, e que a totalidade do universo está assentada no amor. A cons-ciência cósmica é, em geral, adquirida em momentâneos vôos da alma, nos quais o indivíduo torna-se Uno com o universo.
Memória Cósmica. Gravação ou memória de tudo aquilo que foi pensado ou feito no universo. A memória é contida ou constiuída pela chamada luz astral, substância primordial que dá origem a toda as formas manifestadas. É chamada, no hinduismo, de “arquivos akáshicos”, e está aberta à consulta por certos médiuns ou clarividentes. Madame Blavatsky, criadora da Sociedade Teo-sófica, e Rudolf Steiner, fundador da antroposofia, afirmavam ter descoberto na memória cósmica informações concernentes à Lemúria e à Atlântida.
Cósmico, Diagrama. Na cabala judaica, dá-se esse nome à Árvore da Vida, com suas dez estações chamadas sefiroth. Esse diagrama mostraria a estrutura e funcionamento do Universo. Ver cabala.
MENTE E CORAÇÃO.

Durante anos de experiência, comprova-se que os intelectuais
produziram um desequilíbrio entre a mente e o coração. Os intelectuais congelaram a mente no cérebro e por isso perderam os poderes do Cárdias. Devemos reconquistar os poderes do Cárdias
para utilizar com êxito as chaves astrais. Urge tornar a equilibrar a mente e o coração. Somente quando houver uma perfeita harmonia entre a mente e o coração, conseguirão os estudantesgnósticos usar com êxito as chaves dadas (ver mantras). Ficamos assombrados ao ver gente pobre, humildes camponeses, domésticas ignorantes, fazer Maravilhas com as chaves astrais e Jinas. No entanto, com dor temos visto brilhantes irmãos intelectuais fracassando com as mesmas chaves. As serventes e os camponeses triunfaram onde os grandes intelectuais fracassaram. Não resta outro remédio aos intelectuais que o reconquistar os poderes perdidos do Cárdias. Quando os estudantes intelectuais reconquistarem os poderes do Cárdias, o equilíbrio entre a mente e o coração se restabelecerá e poderão aprender a sair em corpo astral etc.

OS ARTIFICIOS DA MENTE

A mente é muita habilidosa na arte enganar e, para isso ela usa muitos artificios.
Os artificios mais habilidosas e mais perigosos da mente são dez e cada uma tem um nome:

1ª- Oportunismo:
Esses artificio nos tira a capacidade de usarmos nossas próprias habilidades e faz com que usemos pessoas e situações para tentar-mos chegar onde queremos;

2ª- Medo:
Esse nos prende sugerindo perigo, fazendo-nos dar um passo para trás quando decidimos ir de encontro à realização de nossos an-seios;

3ª-Inveja:
É artificio que nos empurra para baixo, que nos leva a fazer com-parações, que nos faz perder quando nos comparamos. Ela anula nosso auto-apoio;

4ª- Hipocrisia:
É aquele artificio que desdenha a crença de que falsas palavras de afetos e falsos sorrisos de compreensão nos darão a garantia de que sempre poderemos usar e abusar daqueles que acreditam em nós;
5ª- Preocupação:
Esse tem extrema habilidade para pintar de negro tudo aquilo que esperamos do futuro. Ela nos rouba a Fé e a segurança de que tudo está sendo cuidadosamente amparados pela mãos de Deus;
6ª- Orgulho:
É o artificio que põe mais dor em nossa vida...
È ela que retém a mágoa, o ódio e desejo de vingança;
7ª- Chantagem:

Esse artificio nos toca e nos faz apontar pessoas que nos amam como sendo as responsáveis por intranquilidades que, na maioria das vezes são causadas por nós mesmos;

8ª- Cobrança:
É esse artificio que nos furta o prazer de fazer o Bem sem olhar a quem;

9ª- Vitimismo:
É aquele que nos pode levar para o fundo do poço.
Ela nos induz a acreditar que tudo e todos são culpados pelas nossas dificuldades;

10ª- Culpa:
Como um sinistro feiticeiro, esse artificio descontrola nosso mun-do interior, fazendo com que acreditemos que quando respeitamos nossas próprias vontades, entramos no jogo de crime e castigo, nós nos punimos e nos maltratamos, quando acreditamos nela;
Quando esses artificios entram em ação, temos que amputá-los, usando os artificios de todo Bem que há dentro de nós e que, apesar delas se esforçam para mostrar sua grandeza.
E quando chegamos à definitiva conclusão que essa grandeza está pronta para manifestar-se em qualquer momento, os 10 Artificios da Mente já não terão poder sobre nós.
Afinal, se não dominarmos a nossa mente, ela nos escravizará, e não é isso que desejamos para nossa vida...ou é?
Ainda temos outros que nos bloqueiam são o imparcialismo, o individualismo, o radicalismo e o egocentrismo, sem falar do eu psicológico que tem outras artimanhas incutidas em nosso mundo mental
A INTUIÇÃO
Trata-se de uma manifestação do Poder Universal no nosso inconsciente, e que se torna perceptível através da nossa mente. Nosso cérebro funciona igual ao aparelho de rádio receptor. Quando está sintonizado na freqüência certa, o som é puro e livre de interferências espúrias.
A Intuição se manifesta como uma forma natural de ativar o que você não sabe. Ela ajuda a desenvolver de maneira suave e visível, o seu Poder Mental.
Estas manifestações surgem como relâmpagos em situações ex-tremas, tanto nas ocorrências do lar, da escola, no ambiente de trabalho ou na rua.
QUER SABER O QUE A INTUIÇÃO PODE FAZER POR VOCÊ?
A Intuição lhe conecta com a felicidade de viver, e tem a facul-dade de harmonizá-lo com as coisas pertinentes do cotidiano.
Esta Divina Faculdade, quando suficientemente desenvolvida, vai lhe abrir a percepção para o que lhe parecerão novos caminhos, mas que na realidade são os seus próprios, arcaicos, que perma-neceram ocultos ao longo de sua existência.
Você poderá utilizá-la como excelente auxiliar para realizar novos e bons negócios. Aquele friozinho na barriga ou voz misteriosa que nos diz para ir adiante ou dar crédito à outra pessoa e saber se ela é correta em suas intenções. Comprar ou vender, ou mesmo investir valores, solicitar aumento ou cogitar mudanças de empre-go.


A FACULDADE DE SURGIR INESPERADAMENTE
A Intuição tem como qualidade principal, mesmo nas pessoas sem treinamento, a faculdade de surgir inesperadamente, justamente nos momentos em que não a esperamos. Mas, quando nos tor-namos conscientes de sua existência, através dos exercícios, se desenvolve a confiança do que ela nos está transmitindo.
Com o treinamento ficaremos atentos, e nos tornaremos aptos para criar condições favoráveis de sabermos com absoluta certeza quando ela nos avisa de qualquer coisa, tais como êxitos ou PE-rigos.
Quando isto começa acontecer, a se repetir várias vezes durante o dia, nosso cérebro entra em sintonia imediata. Isto significa que nossos lados, esquerdo e direito do cérebro estão se equilibrando, o que é o ideal, sem predominância de nenhum dos lados.
GRAU DE EVOLUÇÃO
FAIXAS DE EVOLUÇÃO
Faixas Áuricas: As faixas são de várias cores, segundo o nível evolutivo do ser tais como: Marrom, Laranja, Amarelo, Verde, A-zul, Vermelho, Dourada, Prateada, Branca e a Negra ; com duração do ciclo de reencarnações, e tem suas mudanças de sete em sete anos cada uma e com a freqüência de suas oitavas e seus graus.
Faixa Marrom: Faixa de pessoas que estão encarnando pela pri-meira vez como ser humano, sua nota vibratória é o Dó. Características: tipo grotesco, tendências agressivas mãos quadradas e rusticas, exalam odor de terra muito forte pelo corpo, freqüentam lugares de baixas vibrações, botecos, becos escuros e sujos etc. Grau zero ao três.
Faixa Laranja: Faixa de pessoas com tendência ao uso de drogas ligações com a marginalidade, bandos de rua, não ligam para os laços familiares, e de certo modo os hippes entram nessa faixa, possuem grande sensibilidade porem mal aproveitada, sua nota vibratória é o Ré. Características: tipo esguio, olhos fundos. Do grau três ao seis.
Faixa Amarela: Se enquadram nessa faixa, os intelectuais, possuem boa mente para decorar, mas falta-lhes o bom raciocínio pa-ra tomar decisões, escolhas, gostam de locais refinados, reuniões da classe mais privilegiadas da sociedade, Características: magro e ossudo, sua nota vibratória é o Mi. Grau vibracional do seis aos nove.
Faixa Verde: Faixa áurica dos fanáticos religiosos, não dá vazão à mente. as descobertas além das coisas que a sua religião e doutrina, pôr isso se apegam de tal forma a ela, que se deixam levar cegamente sem contestar, chegando até a agredir a quem se anteponha a sua doutrina, sua nota vibratória é o Fá, seu grau de evolução dos nove aos onze.
Faixa Azul: Faixa áurica, relacionado com os Iniciados, seres que estão a procura dos segredos do homem e do Ente Supremo, lêem de tudo em busca de respostas, bons pesquisadores, muitas vezes não são compreendidos pela sociedade conservadora e até perse-guidos pelas idéias, dotados de paranormalidade, geralmente in-gressam em escolas iniciaticas em busca de conhecimentos esotéricos, pois de outra forma não satisfariam a sua sede de conhe-cimentos; sua nota vibratória é o Sol. Seu grau de evolução, dos onze aos treze.
Faixa Vermelha: É a dos falsos moralistas, pôr ter adquirido muitos conhecimentos, inverte tudo através de críticas destrutivas para com a humanidade, sua nota vibratória é o Lá, criticam a conduta sexual das pessoas, algumas vezes até em público, mas ocultando as suas próprias tendências Características: neste grupo pode variar individuo do grau evolutivo do treze aos quinze.
Faixa Dourada: Faixa de pessoas elevadas espiritualmente procura beneficiar a humanidade, através de chás e jantares beneficentes, Pois nestes momentos podem transmitir sua energia para este fim, sua nota vibratória é o Si. Essas pessoas transitaram pôr todas as faixas anteriores e tem o livre arbítrio, para escolher a faixa branca ou preta, após esta em que esta transitando, Penetrando na Faixa Preta, o homem se torna um ditador que através do terror e destruição, tenta dominar a tudo e a todos, usando potencial adquirido para o lado destrutivo. Ex.: Hitler, Nero, conde vlade e outros;
Penetrando na Faixa Branca, o homem torna-se o salvador do mundo abandona todos os bens materiais, para trabalhar integralmente para o bem da humanidade. Ex.: Buda, Gandhi, João Batista, Apolônio de Thiana, Josuha Bem Pandira (Jesus ), Moises e outros. Seu grau de evolução e de quinze ao dezessete.
Faixa: Branca ou Preta, o Grau vai do dezessete ao dezoito, podem vibrar em qualquer nota.
Faixa Prateada: Sendo a faixa prateada a da maturação, o ser humano, não transita pelas faixas áuricas já mencionadas, ficam mais que sete anos, e estaciona seu desenvolvimento evolutivo, atrasando assim seu grupo Alma.

A ALMA

A Alma do homem é tirada da Luz divina criada à imagem do mundo, a causa das causas, é o primeiro exemplo, é substânciade Deus.

Está fora de todas as leis corpóreas; não é dividida e nem multiplicada por partes. A Alma entende todas as coisas.

Ela se une ao corpo por meios componentes a esse corpo denso e é envolta por um corpo celestial e aéreo (fluido celestial) e é infundida no ponto do meio do coração que é o centro do corpo humano e se espalha por todo o corpo. Ela se une ao corpo pelo calor natural, sendo um espírito gerado pelo coração por meio do calor e mergulha nos humores, tornando-se inerente a todos os membros e fica igualmente próxima de todos eles, embora seja difundida de um para o outro, mesmo que o calor do fogo a deixe mais próxima do ar e da água. A Alma é um elemento ígneo. Assim se manisfesta o modo de como a Alma imortal, por meio de um corpo imortal - ou seja, um veículo etéreo – é inserida em um corpo denso e mortal.

Quando por doença ou malícia, esses veículos do meio são dissolvidos ou falham, então a própria Alma, por meio desses veícuos, se recolhe e flui de volta para o coração, que é o seu primeiro receptáculo; mas falhando o espírito do coração, a Alma o deixa e o corpo morre e a Alma parte com seu veículo celestial para uma região adequada ao seu caráter.

A Alma é composta de Luz e energia e é magnética.
A morada da alma é o coração

Fonte: Arsenal Gnóstico
Arquivo: Cavaleiros do Monte Serrate