sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

IMAGEM RAIOS GAMA (VIOLETA) NO CENTRO DE NOSSA GALÁXIA - 10.11.10

http://news.nationalgeographic.com/news/2010/11/101110-science-spac...

Tradução Google




John Roach 
 para a National Geographic News 
 Publicado em 10 novembro de 2010 
 Duas bolhas enormes que emitemraios gama foram encontrados nos  canteiros do centro da galáxia Via Láctea, osastrônomos têm anunciado. 

 As estruturas inéditas,detectadas por Fermi da NASA Gamma-ray Space Telescope, se estendem 25.000anos-luz de norte e sul do núcleo galáctico. 

 "Nós pensamos que sabemosmuito sobre a nossa própria galáxia", astrofísico da Universidade dePrinceton David Spergel, que não esteve envolvido na descoberta, disse duranteuma conferência de imprensa terça-feira. Mas "o que vemos aquisão essas estruturas enormes ... [que] sugerem a presença de um evento enormeenergético no centro de nossa galáxia." 

 Por enquanto a fonte de toda aenergia não está claro, disse o co-autor Doug Finkbeiner, um professorassociado de Astronomia do Centro Harvard-Smithsonian para Astrofísica, emCambridge, Massachusetts. 

 Os raios gama são a forma maisenergética de luz e, no espaço que elestendem a vir de eventos violentos, tais como supernovas ou a partir de objetosextremos, como buracos negros e estrelas de nêutrons.  (Veja "Telescópio deRaios Gama Localiza Primeiro Pulsar 'invisível'.") 
 As bolhas recém-descobertas,entretanto, são feitas de gás quente e carregadas e estão lançando a mesmaquantidade de energia como cem mil estrelas explodindo. 

 "Então você tem queperguntar, de onde vem uma energia como esta " na Via Láctea? 
 Finkbeiner disse. 

 Gamma Ray-Sinais Bolhas deAlimentação Via Láctea? 

 Uma resposta possível é que asbolhas de raios gama são evidências de uma explosão antigo de formação deestrelas no centro da galáxia. 
Se um enorme aglomerado deestrelas maciças formadas há milhões de anos atrás, os gigantes poderiam agoraestar a morrer, criando um foco de supernovas. 

 Nesse caso, as bolhas podemrepresentar "a energia acumulada ao longo de muitos milhões de anos",disse Finkbeiner. 

 "Outra hipótese, que étalvez ainda mais dramático, é que o [a maioria adormecida] buraco negro nocentro da galáxia está ativo para um pouco", disse ele. 

 Os cientistas sabem que umburaco negro supermassivo no centro da nossa galáxia, e não ficar tão grande,sentado calmamente. 
Em vez disso, o buraco negrodeve passar por fases em que engole grandes quantidades de material. 

 Quando os buracos negrosgalácticos estão activamente a alimentação, elas tendem a expelir jatos de altaenergia de seus pólos. 
Astrônomos descobriram taisnúcleos galácticos ativos em outras partes do universo, mas nunca antes vinenhuma prova convincente de esse processo acontecendo na Via Láctea. (Veja "partículas maisenergéticas do Universo Belch Buracos Negros do"). 

 "Então, [bolhas de raiosgama] pode ser a primeira evidência de uma explosão grande do buraco negro nocentro da galáxia", disse Finkbeiner. 
 A equipe do estudo diz que elesdescartaram a possibilidade de uma outra teoria que as bolhas pode ser a provada substância misteriosa conhecida como a matéria escura. 

 Segundo a teoria, as partículasde matéria escura aniquilar quando colidirem, liberando uma chuva de novaspartículas, juntamente com grandes quantidades de energia. 
Acredita-se que grupos densos dematéria escura existe em núcleos de galáxias, assim que olhar para osresultados das colisões é uma maneira astrônomos esperam provar que asubstância existe. 

 "O que me incomoda que aexplicação é que as bordas afiadas que vemos nas bolhas", Finkbeinerdisse, se referindo ao fato de que as estruturas são cúpulas bem definidas. 

 A matéria escura teria existidono núcleo da galáxia, desde o início, e as partículas que têm sidocontinuamente interagindo. 

 "Se algo vem acontecendo hábilhões de anos e está em um estado estável, eu não esperaria ver uma estruturaafiados como esse", disse Finkbeiner. 

 Ajuda Fermi Gamma-Ray NevoeiroPierce 

 Finkbeiner e sua equipedescobriram que as bolhas de raios gama usando dados do Large Area Telescope doFermi, o mais sensível detector de raios gama ainda lançado. 

Então, os cientistas tiveram deprocessar os dados brutos para que eles pudessem ver através da"névoa" de raios gama que é feito como os elétrons de alta energia semovendo perto da velocidade da luz interagem com o gás interestelar e luz naVia Láctea. 

(Palavras-chave: ".Misteriosa 'dragões' Make Nevoeiro Universo Gamma Ray") 

Mais estudos serão necessáriospara chegar à verdadeira natureza da fonte de energia soprando as bolhas,Spergel de Princeton, disse. 

"Mas é uma imagemmarcante", disse ele, "e eu acho que vai ser um desafio astrônomosnos próximos anos para fazer os dois futuros trabalhos de observação e trabalhoteórico para entender o que está acontecendo aqui e de fazer conexões com outrasáreas do galactic 
eastronomia extragaláctica. " 

Os resultados da bolha de raiosgama foram aceites para publicação no Astrophysical Journal.