sábado, 19 de maio de 2012

Como saber se um agroglifo foi feito por mãos humanas


Podemos verificar isso observando a precisão geométrica do desenho, como no exemplo abaixo.
Note como os olhos são grandes, chegando até mesmo a se tocar. As narinas estão assimétricas em relação ao eixo axial, a direita um pouco mais baixa e próxima do eixo. Por fim, o buraco do cachimbo não ficou perfeito. Veja o detalhe abaixo.
Perceba que o buraco foi feito com duas linhas à esquerda e um arco à direita. Faltou precisão aqui. O resultado deveria ser parecido com o esboço abaixo.
Outro ponto importante a se notar é a localização de pontos centrais, que servirão de marcação para o desenho de círculos e arcos.
A confecção de círculos e arcos é feita marcando-se um ponto central, que é fixo, com uma extremidade de corda. A outra extremidade serve como guia para se dobrar as plantas, do mesmo modo que um compasso desenha um círculo.
Assim, para se dar a idéia de que o desenho apareceu de forma misteriosa, os autores não podem deixar rastros de sua presença, como por exemplo, um caminho de plantas danificadas pela locomoção até o local onde se quer desenhar.
Como é muito difícil deixar plantas intocadas nesses pontos, os desenhistas geralmente os colocam coincidindo com as estradas, onde não há plantas. Entenda observando a fotografia abaixo.
Os pontos centrais também podem estar localizados onde as plantas serão dobradas ou dentro de uma área de plantas dobradas que toca a estrada:
Tendo em mente esses fatos, você pode agora melhor apreciar os famosos crop circles, notando de cara alguns desenhos feitos obviamente por mãos humanas. Alguns, entretanto, ainda despertam curiosidade científica e são inexplicáveis, pois as plantas dobradas não se quebram e continuam a se desenvolver normalmente, mas com seus caules na horizontal. Quando um desenho é feito por pessoas, as plantas dobradas se quebram, para desespero do agricultor que tem que arcar com os prejuízos.
Então, outro mode de verificar a autenticidade de um crop circle é esperar alguns dias e observar se as plantas dobradas morrem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário