sábado, 1 de outubro de 2011

SAIBA COMO CONSTRUIR UMA NOVA VIDA

Todos os dias são feitos de memórias do passado, muito trabalho no presente e esperanças no futuro. O passado já não é mais, o presente quase nunca experimentamos, e o futuro ainda não é.

Se pararmos para refletir, poderemos perceber que vivemos com improvisações. Tudo se repete, é verdade, mas a cada repetição há algo de novo, de improvisado pelo Universo.

Todas as noites quando nos deitamos para dormir acreditamos que tudo está sob controle, que nada de novo acontecerá e quase nunca nos damos conta de que muita coisa nova acontece.

A regra maior de nossas vidas é a inconstância. O passado fica para trás, junto do esquecimento. A única realidade é o presente e nossa preocupação fica focalizada no futuro.

Nos "pré-ocupamos" com o futuro sem perceber que ele está sendo construído no momento presente. O futuro nos inquieta, às vezes até nos tira o sono e muitas vezes nos atormenta.

Também não podemos ficar presos ao passado. Se fizermos isso, estaremos impedindo a construção de uma vida futura. Devemos viver o momento presente da melhor maneira possível, com plena consciência da maioria das escolhas e passos que precisamos dar. Olhando com atenção para o presente, caminhamos em direção ao futuro.

Quanto mais íntegros e conscientes estivermos no presente, mais paz e harmonia teremos em nossa vida futura. Se quisermos crescer e manter a saúde psíquica, devemos cultuar e cultivar diariamente o esquecimento como uma espécie de deus dentro de nós. Nietzsche dizia: "Deus preserve o homem de esquecer de esquecer".

Se carregarmos o peso do passado infeliz, nossas marcas e tristezas farão parte do presente e nunca conseguiremos construir o futuro que desejamos.

Nossa mente é seletiva e plástica. Podemos fazer dela o que quisermos, mas infelizmente muitas pessoas acreditam que ainda precisam cultivar o sofrimento de dores que sentiram há muito tempo.

Precisamos, mais do que tudo, encontrar um lugar de silêncio para nos libertarmos de todo lodo ancestral que ainda carregamos. Todo pensamento destrutivo relativo a um passado infeliz é um pensamento neurótico. Se não conseguirmos sozinhos, o melhor que podemos fazer é buscar ajuda de um profissional, mas não devemos permitir a cristalização dessas neuroses.

É claro que é natural e humano um tempo de sofrimento. E, muitas vezes, esse tempo é mais longo do que desejaríamos que fosse. O sofrimento faz parte de nosso crescimento, mas como sempre digo, ele tem um tempo de permanência. Esse tempo normalmente leva de um a três anos, conforme o caso e o tamanho do trauma sofrido.

Mesmo em meio à dor devemos olhar para frente, fazer planos pessoais e continuar caminhando em direção ao crescimento. Olhar para trás, se lamentando constantemente, pode ser o início da formação de um novo padrão neurótico.

Observe-se atentamente e procure se livrar de toda dor sentida no passado. Não se permita a vitimização. O passado passou definitivamente. E o presente é a grande oportunidade que o Universo está dando a você para a construção de um novo caminho e de um futuro melhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário